Qual idade máxima?


Ser pastor carreira profissional ou dom de Deus?

Aos 66 anos Pr. Manoel Franciso é Jubilado
 A pergunta é, qual idade correta para se jubilar um Pastor? 


Chicco Salerno
Sentado num dos últimos bancos da igreja aquele homem de cabelos grisalhos de olhos apagados era mais um em meio ao povo que se ajuntara naquele domingo frio na pequena igreja.
Ele ouvia com atenção a mensagem e era observado ocasionalmente por um ou outro daqueles presentes.
Quem era aquele velho? Se bem que não era tão velho assim, tinha lá seus
60 e tantos anos…
Ele era um pastor aposentado, um daqueles que trabalharam por anos a fio em vários campos da denominação e que agora, aposentado, sentou-se para ser mais um em meio a multidão.
Absorto, refletindo sobre isso tudo, pensei comigo mesmo: é possível a um pastor se aposentar? Afinal, ser pastor é carreira profissional ou é dom de Deus para sua igreja? Se é um dom de Deus, como é que esse dom tem data certa para terminar? E mais, como é que Deus faz para sincronizar o término do ministério de um pastor com a data determinada pelo INSS?
Foi então que enxerguei como temos desvirtuado o papel do ser pastor?

RESPOSTAS:

Ser pastor e um dom de DEUS, porem também e um trabalho como qualquer outra profição honrada, pois em seu ministério o pastor tem que abri mão de seu tempo, de sua família para dedicar a aconselha, ajudar, e pastorear as pessoas, muita vez o pastor torna-se um pai para certa pessoa, ou um amigo de confiança. Por isto quando um pastor  envelhece precisa aposentar-se, pois digno é o obreiro se seu salário, muito mais digno e aquele que viveu a vida em benéfico de outros, pois o apostolo Paulo diz combatei um bom combate, encerrei a carreira e Guardei a fé.
Temos histórias maravilhosas de pastores servos, que serviram ao Senhor até o último dia ministrando diante da igreja.
Por outro lado a igreja tem uma visão distorcida de servo, e o mesmo tem deixado de pastorear, para administrar, para ser visitador, para ser mestre de orquestra tocando todos os instrumentos. Essa condição tem produzido pastores fatigados com envelhecimento precoce.
Como pastor e médico, chamo atenção a ordem, por que pastor quem me fez foi o próprio Deus e Ele mesmo me tem capacitado. Médico é o resultado de um esforço pessoal. Penso mais no dia em serei promovido a presença do Senhor do que o dia em que me aposentarei. Pois até mesmo na condição de médico espero em Deus exercer esta atividade enquanto respirar. Por que deixar o trabalho e deixar de viver.
Deixar de pastorear e deixar o rebanho de Cristo a deriva, é deixar de lado a sabedoria adquirida no decorrer do ministério, é crer que o ministério dado por Deus chegar ao fim antes de concluir a carreira que me foi proposta.
Meu abraço, que Deus abençoe a Vc. Pr. Chicão continue pondo temas como este na berlinda.
ADADOLESCENTES:
O pastor deve parar de pastorear aos 65 anos de acordo com a LEI de aposentadoria do nosso país, porém o reconhecimento e a unção PERTENCE a ele até o fim de sua VIDA.

Dê sua OPINIÃO?

ELIAB DA SILVA RODRIGUES,
membro da AD Ipioca.

A paz do Senhor.

Pra responder esta pergunta basta observamos a vida de um pastor de ovelhas. Pra ser pastor de ovelhas o homem teria que ter vigor físico e sanidade mental, não dá pra está a frente de um rebanho sem condições pra tal, os conhecimentos e as experiências é óbvio que irão acompanhá-lo até ao fim, e isto é bom, serão elementos que não ficarão apenas na lembrança do pastor jubilado, mas que também servirá de EXEMPLO para os mais novos. 
Na obra de Deus não existe idade pré-determinada pra iniciar e concluir o ministério, Deus é quem chama, confirma, direciona e opera, e após, cumprida suas promessas ELE encerra a carreira do seu servo. 
Não nos cabe especular fatos, problemas pessoais, fazer comparações com outros fatos e sistemas, situações intrigantes, etc. Deus tem um caminho na tempestade e no deserto.
Um pastor, seja de qual idade for que NÃO está em CONDIÇÕES de cumprir tarefas FUNDAMENTAIS DE UM PASTOR (defender o rebanho, alimentar o rebanho e manter a postura de um pastor), este pastor não está em condições de liderar o povo de Deus, independente da idade, tempo e lugar ele deve jubilar-se. O pastor Manoel Francisco fez uma escolha sábia, preferiu o afastamento das atividades ministeriais que um gerar um prejuízo maior á igreja, seja, espiritual ou moral.

Amém.

2 comentários:

  1. Li o artigo acima ...muito bom. Mas na realidade não é isso que presenciamos em nossas igrejas. Sou da denominação Batista e os pastores se irritam só em ouvir está Palavra "jubilamento".
    Muitos já não tem condições nenhuma de estar a frente de um rebanho...mas insistem e persistem com a Igreja, querendo ficar a qualquer custo.
    São homens de difícil diálogo... muitos dizem de púlpito que só saem morto da Igreja. Aí fica difícil né....

    ResponderExcluir
  2. Li o artigo acima ...muito bom. Mas na realidade não é isso que presenciamos em nossas igrejas. Sou da denominação Batista e os pastores se irritam só em ouvir está Palavra "jubilamento".
    Muitos já não tem condições nenhuma de estar a frente de um rebanho...mas insistem e persistem com a Igreja, querendo ficar a qualquer custo.
    São homens de difícil diálogo... muitos dizem de púlpito que só saem morto da Igreja. Aí fica difícil né....

    ResponderExcluir